A água e seus problemas.

  
No século 20 tivemos a chamada "Guerra do Petróleo".

No século 21 (que só iniciará no ano 2001) a previsão é de que tenhamos conflitos bélicos por causa de água.
Sim, pois tal recurso natural não é tão abundante quanto parece.
  
Embora 75% do planeta seja composto por água, 97% é salgada e seu aproveitamento para o abastecimento é inviável visto que o processo de Dessalização é caríssimo, impraticável para a maioria dos países.

E os 3% de água doce, na sua grande maioria (98%) são inacessíveis, pois se encontram nas geleiras ou são subterrâneas de grande profundidade.

As águas que podem ser utilizadas são portanto, as superficiais tais como rios, lagos, nascentes etc.) e as subterrâneas de pequenas ou médias profundidades. E estas estão muito desigualmente distribuídos em termos geográficos, fato que gerará disputas em torno das mesmas.
No Brasil temos uma riquíssima bacia hidrográfica (se bem que a distribuição não seja uniforme ¾ vide Norte onde há excesso e nordeste onde há falta).
Aqui um dos graves problemas é a poluição e a degradação dessas águas, o que ocorre devido vários fatores tais como despejo de esgoto sem tratamento, lixo, resíduos industriais, agrotoxicos, destruição da vegetação das margens (que gera erosão e assoreamento), exploração mineral nas proximidades, chuva ácida etc.
Por todos esses fatores as águas, cada vez mais deterioradas, são cada vez mais difíceis de serem utilizadas para abastecimento.
 

Na região de Campinas.
  

Na região de Campinas, a situação está cada vez pior devido à poluição e a péssima qualidade das águas.
A chamada "Bacia do Piracicaba"(rios Jaguari, Atibaia, Camanducaia, Piracicaba etc.) estão em péssima situação devido a uma série de fatores.
O rio Jaguari, por exemplo, após a represa da Sabesp, além de todos os fatores que colaboram para a sua poluição, não tem quase mais água nenhuma. Sim pois a Sabesp represou tal rio, manda toda água para a grande São Paulo, e deixa uma vazão mínima para o rio à jusante. Resultado: hoje o Jaguari tem trechos secos, ou de poucos centímetros de água, o que prejudica sem dúvida alguma ao município de Bragança Paulista, e a outros mais abaixo, visto que tal rio deságua no rio Piracicaba.
O rio Atibaia está tão poluído que obriga a Sabesp a bombear água para aumentar sua vazão. O município de Campinas já teve por várias vezes seu abastecimento interrompido , por causa da péssima qualidade das águas de seu manancial.
Por causa disso a entidade " Reviva o Rio Atibaia" organizou uma barqueata de limpeza, retirando toneladas de lixo do leito do rio (lixo domiciliar, cadeiras, pneus, tubos de televisão, parte de veículos, bicicletas etc.).
Por aí se vê, que se a inconsciência e a omissão perdurarem, em menos de 10 anos, os habitantes da região sofrerão sérios problemas no abastecimento de água.

 

Marcus Vinícius Valle Jr., advogado, é professor universitário de Direito penal e Direito Ambiental.

[Voltar]

_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de
qualquer parte deste site sem prévia autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page