A estrada de Anhumas

 

IGREJA.jpg (31511 bytes)Vamos iniciar nossa viagem transportando-nos pelo tempo,. precisamente para 1967, ano em que foi extinta a Estrada de Ferro Bragantina, construída pelos ingleses e inaugurada em 1884 e que teve por finalidade o desenvolvimento, da Região Bragantina, bem como a Integração com sul de Minas Gerais.

De Bragança Paulista partia um ramal que tinha seu término no vizinho município de Vargem, sendo que esse trajeto era feito beira rio passando, inicialmente, por Curitibanos, adentrando no vale do Guaripocaba seguindo até Vargem.

Na travessia pelo vale do Guaripocaba, a ferrovia cruzava com a estrada de Anhumas (importante via de acesso para o vizinho Estado de Minas Gerais), onde foi erguida a estação de Guaripocaba (existente até hoje) e teve por finalidade ser ponto importante de escoamento da produção cafeeira das prósperas fazendas (que existem até hoje praticamente intactas), bem corno absorver as mercadorias que vinham de Minas Gerais por essa mesma estrada.

Com o ciclo da riqueza cafeeira, essas fazendas que tinham, e têm até hoje, denominação do Santo, com a finalidade de proteger a propriedade ergueram igrejas, capelas, que, conservadas até hoje. formando um rico acervo de patrimônio histórico e cultural, pelos modelos de edificação, pinturas, mobiliário, imagens e diferentes modelos de sinos. Ao longo dessa estrada encontramos as seguintes Capelas e Igrejas: Nsa. Sra Apareeida, São Francisco, Santo Antonio, São Joaquim, São Sebastião, Nsa. Sra do Belém, Nsa. Sra. Aparecida(duas), Nsa Sra. do Bom Parto, Santa Rita. São João Baptista, São Bernardo e, a última do percurso. Santa Tereza. Infelizmente demolida, mas que pudemos fotografá-la, ainda em ruínas, mostrando sua beleza com as estrelas de David bordadas no seu revestimento, bem como se observa, o forte estilo Gótico. Foi ela construída pelos artesãos italianos, que na época imigraram para esta região, deixando ali as marcas da civilização européia.

[Voltar]

_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de
qualquer parte deste site sem prévia autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page.