O vale dos castelos de Bragança Paulista.
Bairro da Bocaina - O protagonista Dr. Antonio Basile 

 
Aproximadamente em 1964, mais uma ilustre família viria a figurar nas páginas históricas da Fazenda Bocaina, como proprietária: a do grande mestre de engenharia civil, Dr. Antonio Basile que, juntamente com a sua esposa, a professora Nívea Gomes Basile, e os filhos Maria Tereza, Maria Isabel, Eugênio, Maria Luísa e Maria Cristina, a mantém há praticamente quase quatro décadas, num profícuo trabalho de preservação.

                                           
                                                             

Rubens Lustosa, dedicado administrador, há mais de 35 anos presta seus serviços à Fazenda Bocaina, tendo contribuído para o seu desenvolvimento e preservação.

 


Outro artistico chafariz, dos muitos que se espalham pela propriedade, ornamenta o bosque da fazenda.
         Além de possuir um invejável currículo, envolvendo a realização de importantes obras, como a Barragem do Anhembi, no Rio Tietê, próxima ao município de São Pedro, a Barragem de Alcominas, em Poços de Caldas e inúmeras obras portuárias e empreendimentos imobiliários de alto padrão, Dr. Antonio apaixonado pelas artes e natureza, transformou a Fazenda Bocaina em uma verdadeira obra de arte e numa perfeita interação de criatividade humana com a natureza do local, sem se descuidar dos trabalhos em favor da produtividade que ali sempre existiu.

Em toda a extensão da propriedade, podemos sentir a presença desse grande artista, quer na mística serra, no cafezal ou ao redor da casa-sede.

Os elementos naturais do lugar, como os rochedos, foram lapidados e se transformaram em exóticas alamedas que guarnecem um original horto, constituído por árvores de diferentes espécies, desde o nosso famoso pau-brasil, a perobas e jatobás que, tranqüilamente, convivem com mangueiras, ameixeiras,jabuticabeiras.

As águas cristalinas nascidas por entre fendas de pedras, foram canalizadas e, além de servirem a casa-sede e demais instalações da 

fazenda, também abastecem inúmeros pequenos lagos, revestidos de rochedos, que dão um toque especial ao exótico horto que contorna a histórica casa-sede.

Aos nossos olhos, essas mesmas águas nos encantam com os diversos chafarizes, dotados de artísticas esculturas, lembrando-nos a velha Roma.


Solário, próximo à piscina, enfeitado por artísticos móveis e delicadas luminárias em formo de estátuas.
      
Uma das alamedas do bosque da Fazenda Bocaina que, como as demais, é revestida de pedras extraídas dos rochedos que existem, em abundância, naquela propriedade rural.

Para a execução dessa obra, que já dura décadas, Dr. Antonio contou com o apoio e incentivo de sua família, bem como das hábeis mãos de seu administrador Rubens Lustosa que há 35 anos com sua equipe de abnegados funcionários, vem executando as obras de arte, que visam principalmente preservar a história dessa propriedade rural.

 

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page