O vale dos castelos de Bragança Paulista.
Bairro da Bocaina - O protagonista Raul Rodrigues Siqueira 

Já em 1.990, Bragança Paulista vivia em ponderosa acompanhando a evolução brasileira: novas tecnologias, a escravatura abolida, a Monarquia deposta, a república se firmando, a imigração européia se intensificando, o café cada vez mais consumido no exterior, transformando-se no ouro brasileiro e base da agricultura paulista e de nosso município, o qual tinha suas serras e colinas completamente tomadas por essa cultura. Nesse contexto, o Bairro da bocaina se desenvolvia velozmente, gerando muita riqueza que o tenente Felippe Rodrigues de Siqueira investia empreendimentos que iam transformando a pequenina Bragança Paulista em uma grande cidade. A par disso, o tenente Felippe e sua esposa Maria Joana iam iniciando sua família, composta de 9 filhos, a saber: Arthur, Raul, Argemiro, Adolfina, Julieta, Isaura, Maria, Cherubina e Aurora, na difícil tarefa de dar continuidade a tudo que já fora implantado. Após a morte do tenente Felippe, em 1.916, coube a seu filho Raul Rodrigues de Siqueira, nascido em 1.878 na fazenda Bocaina e um apaixonado pela agricultura, assumir a direção e condução da propriedade. Raul, em 1.899,

À frente da casa-sede da Fazenda Bocaina vêem-se na foto, da esquerda para a direita, a partir do pé da escada: Raul Rodrigues de Siqueira, Jorge da Silva Fagundes, Maria Siqueira Matheus, Domingos Alves Matheus, Isaura Siqueira Fagundes, Alzira Siqueira Matheus e Isaura Leme de Siqueira.

 contraiu núpcias com Isaura Leme, filha de Olegário Leme e Florinda Pereira de Araújo, dando-se, assim, a fusão de duas importantes famílias da história de nosso município. Salienta-se que Florinda era descendente dos fundadores da cidade sul-mineira de São José do Toledo. Depois do casamento, Raul adquiriu uma área de terra, nas proximidades da montanha, hoje conhecida por "montanha do Leitesol" e ali funda a Fazenda Itapechinga, à qual, logo depois, anexa, por aquisição, a área da Fazenda São Vicente, pertencente a Joaquim Matheus da Silva Leite, e isso o tornou proprietário de enorme fazenda que, praticamente, envolvia o atual bairro urbano da Santa Luzia e se avizinhava da Fazenda Bocaina. 

Raul Rodrigues de Siqueira e sua esposa Isaura Leme de Siqueira que dirigiram os destinos da Fazenda Bocaina de 1916 a 1936, aproximadamente.

Em toda esta história, centrada na Fazenda Bocaina, notamos que coube a Felippe Rodrigues de Siqueira, seu fundador, destacada participação nos grandes empreendimentos bragantinos e , a seu filho e sucessor, Raul Rodrigues de Siqueira, a tarefa de conduzir, como influente chefe político que foi, de 1.916 a 1.936, os destinos políticos de Bragança Paulista, embora não tenha ocupado qualquer cargo na administração pública. Sua atuação no movimento pró criação da diocese em nosso município e na colaboração à Revolução Constitucionalista de 1.932, foram, sem dúvida, os mais significativos. 

O casal Raul Rodrigues de Siqueira/Isaura Leme de Siqueira, em fevereiro de 1.924, quando comemorava suas Bodas de Prata, ladeado pelos filhos (da esq.p/dir):Maria Florinda, Luiz, Maria Conceição, Lincoln, Julieta e Maria Joana.

Como fundador e presidente do diretório do Partido Constitucionalista de Bragança Paulista, garantiu a indicação de Olímpio Prado para prefeito deste município, cuja gestão (1.933/1.936), foi bem aceita e elogiada pela população bragantina. Observamos, neste breve histórico, que a Fazenda Bocaina, além de figurar com brilho na história bragantina, também tornou-se importante pela ação de seus proprietários que ultrapassavam suas fronteiras, participando ativamente da construção econômica, política e social de Bragança Paulista.

A Fazenda Bocaina, na década de 20, pela influência político-social de seus proprietários, transformava-se em centro de importantes reuniões de autoridades e da comunidade bragantina para tomada de posições sobre os destinos de Bragança Paulista.

Raul Rodrigues de Siqueira e sua esposa Isaura Leme de Siqueira que dirigiram os destinos da Fazenda Bocaina de 1.916 a 1.936, aproximadamente.

O casal Raul Rodrigues de Siqueira/Isaura Leme de Siqueira, em fevereiro de 1.924, quando comemorava suas Bodas de Prata, ladeado pelos filhos (esq. p/ dir.): Maria Florinda, Luiz, Maria Conceição, Lincoln, Julieta e Maria Joana. A Fazenda Bocaina, na década de 20, pela influência político social de seus proprietários, transformava-se em centro de importantes reuniões de autoridades e da comunidade bragantina para tomada de posições sobre os destinos de Bragança Paulista.

À frente da casa sede da Fazenda Bocaina vêem-se na foto, da esquerda para a direita, a partir do pé da escada: Raul Rodrigues de Siqueira, Arthur Rodrigues de Siqueira, Jorge da Silva Fagundes, Maria Siqueira Matheus, Domingos Alves Matheus, Isaura Siqueira Fagundes, Alzira Siqueira Matheus e Isaura Leme de Siqueira.

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page