A mística Pedra Bela

O município de Pedra Bela, encravado em plena Serra da Mantiqueira, a mais de 900 metros de altitude, além da oferecer aos nossos olhos uma exuberante paisagem, guarda mistérios místicos e afrodisíacos indecifráveis em suas colinas revestidas de florestas e enfeitadas, em seus cumes, com rochedos de diversas cores.

FOTO1.jpg (5786 bytes)

FOTO4.jpg (12442 bytes)

Vista do caminho que conduz ao Santuário de Pedra Grande, asfaltado na gestão d ex-prefeito Sérgio Conti.

Gradis de ferro protegem os peregrinos e visitantes nos estreitos caminhos que conduzem ao topo do rochedo.

Dentre esses mistérios, destaca-se o da Pedra Grande, onde, segundo relatos históricos, Nossa Senhora fez sua aparição por volta de 1.930. Ali, em sua honra, foi construído o famoso Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Diocese de Bragança Paulista.

Ao adentrarmos o centro urbano de Pedra Bela, avistamos o templo que parece abençoar-nos, transmitindo paz aos nossos corações.

FOTO2.jpg (16236 bytes)

FOTO3.jpg (10725 bytes)

Na escalada do Santuário, inscrustada na fenda de uma pedra, uma gruta abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Pedra Bela, no topo do enorme rochedo da Pedra Grande.

Iniciando a escalada da Pedra Grande, por exótica estrada pavimentada, vamos nos distraindo com a paisagem que muito lembra os Alpes Italianos, e o rochedo, que nos parecia pequenino, se agiganta aos nossos olhos, quando nos aproximamos do sopé.

Por pequenos caminhos, com muitos degraus, avançamos em direção ao topo, onde se localiza a capela, a mais elevada, geograficamente, de toda Diocese de Bragança Paulista. Nessa esperançosa caminhada, deparamos, numa fenda em enorme rochedo, com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, onde paramos para uma pequena reflexão para depois, confrontarmo-nos com o Cristo Redentor, acolhendo-nos e dando-nos força para escalar a última escada para alcançar o Santuário.

FOTO5.jpg (13548 bytes)

FOTO6.jpg (8135 bytes)

No penúltimo lance da escada que conduz ao templo, o Cristo Redentor abençoa a cidade de Pedra Bela e toda região bragantina.

Sérgio Conti, ex-prefeito e um dos batalhadores pela criação do município.

Na chegada, nossos olhos ficam indecisos, pois não sabemos se primeiro contemplamos a linda capela em estilo de Catedral ou se nos extasiamos com a vista panorâmica da região bragantina.

Anualmente, em lodo dia 12 de outubro, uma enorme festa é ali realizada em louvor da Padroeira da capela, bem como em todo segundo domingo de cada mês é celebrada a Santa Missa, quando muitas graças são alcançadas, conforme já proclamado por fiéis.

O Santuário do alto da Pedra Grande é o Corcovado da Região Bragantina.

[ Voltar ]


Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário em 1997

_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de
qualquer parte deste site sem prévia autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page