O vale dos castelos de Bragança Paulista.
Bairro da Bocaina - Fazenda da Bocaina.
 

Encravada no ponto mais elevado do Bairro da Bocaina, a praticamente 6 Km de Bragança Paulista, ergue-se a paradisíaca e centenária Fazenda da Bocaina.

Com suas terras atingindo, no passado, perto de 300 alqueires, descortina um rico cenário natural, envolvendo planaltos, pequenas planícies e boa parte da venturosa e mística Serra da Bocaina que, nesse local, atinge sua maior altitude.

         Tenente Felippe Rodrigues de Siqueira e sua esposa Maria Joana Siqueira, fundadores e primeiros proprietários da Fazenda da Bocaina, neste municipio

Foi desbravada, por volta de 1.880, pelo casal de pioneiros, o saudoso tenente Felippe Rodrigues de Siqueira e a saudosa Maria Joana Siqueira, cuja história se inicia no vizinho município de Atibaia, terra natal de ambos.

Tenente Felippe, embora de boa educação, pois seu falecido pai fora excelente professor de português, teve de enfrentar a vida iniciando-se como roceiro, mas sempre alimentando dentro de si um grande sonho: o de possuir uma fazenda própria.

O tempo passava e o tenente Felippe via que seu sonho a cada dia ficava mais distante de se realizar, embora trabalhasse, com sua esposa, se sol a sol, no amanho da terra, como modestos camponeses.

Sem dinheiro, mas dotado de grande inteligência e determinação acrescidas do temperamento herdado de seus antecedentes portugueses, inicia-se na profissão de tropeiro, na época rendosa, mas confiada apenas aos corajosos e fortes, pois destinava-se tal profissão ao serviço de transporte de mercadorias em lombo de animais, em demoradas viagens sob as intempéries do tempo.


Vista da Fazenda da Bocaina, em 1909, onde se observa o enorme casarão construído pelos fundadores e que permanece preservado pelos descendentes até nossos dias.
         
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Atibaia, onde, em 1863, casaram-se o tenente Felippe Rodrigues de Siqueira e Maria Joana Siqueira.

Como o desejo de vencer era muito forte, os desafios das viagens de Atibaia a São Paulo por inóspitas trilhas, bem como as íngremes escaladas dos rochedos da Serra do Mar, para atingir o porto de Santos, tornaram-se corriqueiras transformando esse árduo trabalho de transportes de mercadorias em lombo de animais, em prazerosas aventuras.

Como poucos se aventuravam nesse trabalho, o tenente Felippe em poucos anos, conseguiu capital para adquirir as incultas e virgens terras da Serra da Bocaina onde fundou a Fazenda da Bocaina.

Com muito esforço e sacrifício o casal, que nos primeiros anos da propriedade, morou em choupana improvisada, construída de pau-a-pique, conseguiu prosperar e, em 1887, inaugurou o enorme casarão que fez erigir como sede da fazenda, o qual permanece preservado até nossos dias, tendo suas enormes paredes assistido à brilhante trajetória de seus fundadores que, além de terem desbravado essa região, também contribuiram para o progresso de Bragança Paulista em seus maiores avanços, tais como a implantação da energia elétrica, do serviço telefônico, da Santa Casa de Misericórdia, de industria de lâmpadas, fundação do Clube Literário e Recreativo e do extinto Teatro Carlos Gomes.

Além de todas essas grandes obras materiais, ocasal educou e formou uma família que, de geração em geração, permanece ativa no desenvolvimento de Bragança Paulista, tornando-se parte integrante de seu passado, presente e futuro.
 

 

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page