A presença dos Ingleses na Região Bragantina 
A extinta estrada de ferro Bragantina - A lembrança viva da Ferrovia: O museu ferroviário de Atibaia.

 

Graças ao idealismo e determinação de algumas pessoas, o passado pode permanecer presente, dando um testemunho vivo das criações elaboradas pelas gerações que nos antecederam.

                       
Interior de um vagão de passageiros que serve à mini-ferrovia, artisticamente feito em madeira de lei e cuidadosamente restaurado.     Uma das paisagens que adornam o trecho Atibaia / Caetetuba da mini-ferrovia do Atibaia Center Park

Nesse contexto, o empresário, ex-vereador e político do município de Atibaia, José Augusto Roberto, não desejando que sua terra natal permanecesse sem o soar do apito da extinta Estrada de Ferro Bragantina, marco da passagem desta região para o progresso e desenvolvimento, há mais ou menos quinze anos adquiriu uma área de aproximadamente 500.000 m2 de planícies, às margens do Rio Atibainha e do antigo leito ferroviário, no trecho Atibaia/ Caetetuba e ali construiu uma mini-ferrovia, verdadeira réplica da Estrada de Ferro Bragantina.

                          
Estação da mini-ferrovia do Atibaia Center Park, em estilo Vitoriano, situada à margem do antido leito da Estrada de Ferro Bragantina, entre Atibaia e Caetetuba. Painel do museu criado no interior da estação ao lado, com aparelhos, instrumentos, peças e antigos documentos que pertenceram a Ferrovias Paulistas.

Para a realização dessa grande obra de preservação da memória, seu idealizador, além de despender vultosa importância, contou com a ajuda de ex-ferroviários, técnicos e documentos, inclusive de plantas de vagões e edificações.

Compreendendo um trecho de quase um quilômetro, envolve duas estações, em estilo Vitoriano, dois viradores de locomotiva adquiridos da extinta estrada de ferro, um pátio de manobras, um enorme galpão onde se abrigam locomotivas a vapor todas restauradas, carros de passageiros, de correio e leito, e para supervisionar os trilhos um auto-linha movido a diesel.

Das locomotivas a vapor existentes, verdadeiras relíquias históricas, uma denominada "Conde Três-Rios - Nº 1" - foi a que, em 1884, inaugurou a Estrada de Ferro Bragantina em nosso município.

Além de todo esse material em perfeito funcionamento, em uma das estações foi montado um museu com farto material ferroviário, mostrando a história da Estrada de Ferro Bragantina.

Esse local, batizado com o nome de Atibaia Center Park, abrirá suas portas no início do vindouro mês, quando o visitante, além de reviver o passado, poderá sentir as emoções de uma viagem ferroviária no estilo de 1.884.

 

Um trecho do leito ferroviário da mini-ferrovia, feito com trilhos e dormentes da antiga Estrada de Ferro Bragantina.


[ Voltar ]

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no BragançaJornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page