A presença dos Ingleses na Região Bragantina 
A extinta estrada de ferro Bragantina - Seguindo de Caetetuba até Campo Limpo já sentimos o frescor da Mantiqueira.

Após nosso pequeno descanso na Estação Caetetuba, da Estrada de Ferro Bragantina, lá vamos nós serpenteando pelas planícies do município de Atibaia, onde nossos olhos não se cansam de observar as nuvens de pássaros-pretos e o colorido das flores silvestres que ali desabrocham, os quais nos deixam tão entretidos que não percebemos que estamos chegando a nossa próxima parada: a Estação Maracanã onde, afoitos, os ambulantes nos aguardam na plataforma para nos vender as deliciosas frutas ali produzidas. Dada a partida, a ferrovia como uma tela de TV nos vai apresentando um novo cenário. Embora ainda deslizando por planícies, observamos que a topografia começa a se ondular e intensificam-se as plantações de cereais e pomares, entremeados por cafezais. Logo a estação Campo Largo já desponta e aqui permanece por alguns minutos. Apôs o forte apito, lá vai a locomotiva com suas composições iniciar sua escalada nas escarpas da Mantiqueira, rumo à estação Lara onde, o trem, lá chegando, mata sua sede no enorme posto de abastecimento de água.

Nesta altura, já entrecortando as matas nativas da Serra da Mantiqueira, sentimos que o clima fica úmido e a temperatura amena, O foguista não se cansa de colocar lenha na fornalha da fumegante locomotiva, pois nesse instante, ela está entrecortando, em ferradura, um íngrime trecho, no qual, em suas encostas, florescem lindas hortências. Pouco depois, chegamos à Parada Engenheiro Mestre Gebim. Enquanto a composição vai vencendo as escarpas para novamente atingir as planícies, os passageiros ansiosos vão se compondo e arrumando suas bagagens, pois já está próxima a estação Campo Limpo, local de baldeação para São Paulo.

 

  

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Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no BragançaJornal Diário em 1997
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