A mística Pedra Bela: O histórico caminho Pedra Bela, São José de Toledo
Aqui natureza, arquitetura e antigas fecularias formam um original cenário.

amilc07011.jpg (27951 bytes)Em nossas descobertas pelo município de Pedra Bela percebemos que a estrada que liga aquela cidade a São José de Toledo, em Minas Gerais, é emocionante e nos permite conhecer um pouco mais de nossa região.

Neste caminho, que corta a Mantiqueira, de trecho em trecho, nossos olhos vislumbram espessa floresta, intacta há séculos, em cujo interior ainda reside imensa fauna, que sacia sua sede no Ribeirão das Araras, que entrecorta essas paragens para depois banhar o município de Bragança Paulista.

No percurso existem três bairros rurais: Pitangueiras de Baixo. Pitangueíras do Meio e Pitangueiras de Cima, os quais possuem população descendente de ramos tradicionais, que há séculos se fixaram criando e preservando um folclore e uma cultura próprios.

Devido à declividade desse local e a imensa área recoberta por floresta, sua agricultura se limita àprópria subsistência e na pecuária de corte, mas desponta pelas suas características como forte poio de ecoturismO para o terceiro milênio.

Às margens desse pitoresco caminho, podemos conhecer diversas fecularias que, embora modernizadas, ainda conservam, como lembrança do passado, os antigos monjolos movidos pela torça das águas do Ribeirão das Araras.

Como marco da colonização dessa região, em vários trechos, situam-se à beira da estrada, capelas onde podemos contemplar a arquitetura de nossos antepassados, bem como, escondidos na densa floresta, imensos casarões do século passado, habitados, ainda, por descendentes de seus construtores.amilc07013.jpg (20201 bytes)

Dentre os casarões, o do Sitio Beta Vista é um dos mais antigos. Encravado em plena floresta no Bairro Pitangueiras de Cima, foi erguido pela família Lima Cezar e pertence atualmente a Francisco José do Oliveira, carinhosamentc conhecido como Nego que, com sua esposa, Mathilde, ali criou seus filhos: Davi, Maria Elisa, Judith, lvo (já falecido), Renato, Rufe, Daniel e Oscar. Além de preservar o patrimônio e a cultura dos seus ascendentes, Ne9o muito cofabora com a população dessa localidade, como consultor e conselheiro.

Nesta caminhada sentimos que no local o passado continua presente.

 

amilc07014.jpg (25752 bytes)
amilc07015.jpg (18489 bytes)
amilc07012.jpg (19146 bytes)
Casa-sede do Sítio Bela Vista, no Bairro Pitangueiras de Cima, onde nasceu João Batista de Lima Cezar, atuante político bragantino. Seu proprietário atual é Francisco José de Oliveira, conhecido por Nego que ali vive com sua família.
Como curiosidade esta residência apresenta duas escadas onde no passado uma era utilizada para homens e outra para mulheres.

 

[ Voltar ]

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no BragançaJornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page