O vale dos castelos de Bragança Paulista.
Fazenda da Bocaina - O protagonista Dr. Antonio Basile

Em nossa volta ao passado, após nos deslumbramos com os bosques da Fazenda Bocaina, adentramos, através de uma pequena escada de rochedo, a casa-sede, verdadeiro Castelo Colonial Mineiro. Já na escada de pedras, feita com rochedos da Serra da Bocaina, inúmeras lembranças se avivam em nossa mente, pois nos recordamos de fatos ali ocorridos que foram registrados em fotos que se transformaram em relíquias históricas. 


Vista externa da casa-sede da Fazenda Bocaina, verdadeiro "Castelo Colonial Mineiro" 
     
Dr. Antonio Basle e sua esposa, prof. Nívea Gomes Basile, atuais proprietários a Fazenda Bocaia.

Desses acontecimentos destacamos reuniões que trataram da implantação do serviço telefônico na cidade e município, da instalação da energia elétrica e da fabrica de lâmpadas, da construção do artístico Teatro Lírico Caros Gomes pois todos esses movimentos, que mudaram sensivelmente Bragança Paulista, tiveram á frente o Tenente Felipe Rodrigues de Siqueira que reunia, em seu escritório localizado na casa-sede da fazenda, as mais influentes personalidades bragantinas, para tratar desses melhoramentos, registrado em fotos os participantes desses encontros. 


Interior de um dos quartos da casa-sede, decorado com moveis Europeus importados no seculo passado.
           
Dr. Luis Felipe Rodrigues de Siqueira, descendente dos fundadores da Fazenda Bocaina.

Já com nossa imaginação compenetrada no Século XIX, atravessamos a velha porta de madeira de lei e exploramos os segredos místicos do mundo dos Coronéis do Café, apreciando, com nossos olhos, as criações artísticas ali encontradas, tentando compreender e decifrar os segredos guardados pelas centenárias paredes do casarão. 

Em cada canto, seja dos quartos, da sala de estar ou mesmo da cozinha, o Século XIX, de maravilhosas criações, permanece vivo, inclusive, nos detalhes dos robustos e dos delicados móveis e nas telas que retratam, com realidade, os personagens da época. Além de nos mostrar uma parte da história de Bragança Paulista, esse “Castelo” também guarda um pouco da história nacional, através do lustre que ilumina sua sala d estar, peça essa que iluminou a residência do ex-presidente da Republica, Washington Luiz Pereira de Souza, a quem pertenceu. 


Delicada penteadeira, importada da França no século pasado.
         
Vista da sala de estar, onde se encontra o histórico lustre que pertenceu ao ex-presidente da republica.

Mas, se hoje podemos viajar pelo tempo e reviver momentos de nossa cultura e civilização no “Castelo” da Fazenda Bocaina, isso se deve ao casal Antonio Basile/Nívea Gomes Basile que, há 36 anos, vem restaurando, preservando e adicionando objetos, transformando a propriedade num ponto marcante e Bragança Paulista. Por coincidência do destino, desde a criação da fazenda até os dias atuais, todos os seus proprietários tiveram significativa participação no desenvolvimento, desta cidade e município, a exemplo de Raul Rodrigues de Siqueira que foi um dos baluartes para a criação da diocese local e Antonio Basile que, gratuitamente, executou os serviços de terraplenagem para a construção da nova Catedral. Além de eficiente propriedade rural, a Fazenda Bocaina contribuiu de modo destacado para a colonização e progresso deste pais. 

 

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page