CONHECENDO A REGIÃO BRAGANTINA

 AMILCAR DONATO BARLETTA

A COLONIZAÇÃO DO BAIRRO ARARAS DOS CARDOSOS

 

A Colonização do Bairro dos Cardos
A Família Cometti

  Se por um lado, diversos bairros rurais de Bragança Paulista foram se transformando, através da troca de seus moradores, o do Araras dos Cardoso, pela permanência dos descendentes dos colonizadores, continua, nos dias atuais, com as mesmas características, costumes e tradições, da época de sua formação.

     Neste contexto, Antonio Cometti e sua esposa, a falecida Tereza de Souza, tiveram um papel importantíssimo na preservação histórico-cultural dessa localidade, pois educaram seus 15 filhos a terem amor àquele recanto, bem como lhes mostraram que era possível aí sobreviver.

     Seguindo os passos de seus antepassados, Antonio sempre diversificou as atividades agrícolas, lá produzindo de tudo um pouco, desde cereais, frutas, café e eucalíptos, bem como, à medida que seus filhos iam casando, as residências deles, que ali continuavam morando, mantinha o mesmo padrão arquitetônico, o que tornou esse bairro exótico e diferenciado dos demais de nossa região.

     Lá, hoje, é possível ainda apreciar importantes variedades de árvores nativas como o bico-de-pato, cabreúvas, taiúvas, canela, maçarandubas entre  outros, graças à permanente preservação, por essa família, de uma pequena floresta lá existente.

     Tendo São José como padroeiro da capela do bairro, os moradores realizam dois festejos especiais: um do mês de março, em louvor a São José e outro em setembro, dedicado à Santa Cruz, festejos esses que mantêm antigas tradições , que dão aos visitantes a sensação de que o tempo aí não passou.

     Atualmente os irmãos Orlando, solteiro e Antonio, com sua prole, dão continuidade a um sonho iniciado há 73 anos tornando o bairro uma  testemunha viva de nossa história.

 

 



















Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário em 1997

_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home - page.